Conhecendo um pouco sobre Literatura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender o que é literatura. Espera-se que, através destas aulas, os alunos possam perceber o quanto a leitura é importante para o crescimento cultural e até mesmo pessoal. Como a Literatura está diretanebte ligado ao ensino de História. Haja visto que os movimentos literarios representam diretamente os acontecimentos da época em que o autor rsteja inserido.
 
Duração das atividades


Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação da aula. Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre Literatura. Isto é importante para que o professor possa perceber se os alunos já sabem algo sobre o assunto e o que conhecem, uma vez que é fundamental partir sempre do conhecimento prévio dos alunos.

Atividade


Após os alunos conhecerem o significado da palavra Literatura, o professor deverá apresentar o vídeo Romeu e Julieta uma das mais famosas obras da Literatura mundial.



Após assistirem o vídeo, o professor poderá contar aos alunos que esta obra de William Shakespeare foi tão conhecida e admirada pelas pessoas que tem sido tema de vários filmes (tanto de antigos quanto de modernos) e peças de teatro que contam a história de Romeu e Julieta (protagonistas da obra), inspirando novelistas, dramaturgos etc. Dessa forma, apesar de ter sido escrita há muito tempo, a obra continua sendo atual e tem atravessado gerações, que provavelmente os avós e pais deles conhecem tal história.

Psiu!!!O professor deve propor para os alunos tentar diagnosticar em que momento historico o filme é ambientado.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem Somos!

Alunos do Curso de Licenciatura em História, da Faculdade de Tecnologia e Ciências(EAD)
UP: Santo Amaro/BA.