O teatro de bonecos

O teatro de bonecos poder ser uma proposta de trabalho muito interessante para os alunos da disciplina de História, pela possibilidade de:


• Interação do grupo – dos alunos entre si, e com a escola e a comunidade em geral.


• Uso da linguagem oral na instância pública, com humor, colocação da voz e entonações típicas da linguagem teatral.

• Desenvolvimento da criatividade e de habilidades manuais na confecção dos diferentes tipos de bonecos.

Como pode ser observado, atividades tem como finalidade a apresentação de um teatro de bonecos, nessa fase a escrita e os conhecimentos sobre determinado tema que se pretende trabalhar ganha vida pelas funções reais que desempenha. Cada texto produzido – receitas, listas, roteiros, folhetos, cartazes, convites – exige dos alunos reflexões sobre a língua, discussões sobre o conteúdo do texto e seus aspectos formais.


PSIU!!! O tema trabalhado no teatro fica a criterio do professor, sendo que pode-se trabalhar acontecimentos passados ou atual.


Trabalhando, Música em Sala de Aula

Sugestões de Atividades




É possível desenvolver muitas atividades em sala de aula a partir da cantoria de viola nordestina, integrando diversas áreas de conhecimento e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.



Atividade 1 - Cantadores e a migração nordestina

Outro tema freqüente na cantoria é a migração, a partida do homem do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida.

Identificar os fatores que contribuem para a migração pode ser uma boa atividade, especialmente em cursos de alfabetização de jovens e adultos. Afinal, em sua sala de aula pode haver muitos migrantes ou alunos que pensem em migrar.
Por isso, é importante você discutir com o grupo os pontos positivos e negativos da migração, desenvolvendo esse tema coletivamente, já que ele está fortemente relacionado às histórias de vida dos alunos. Para ampliar o debate, além das cantorias que falam da migração, você pode passar o filme Central do Brasil, ler o poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto - ou ouvi-lo na música de Chico Buarque de Holanda -, e também mostrar uma foto ou reprodução do quadro Os retirantes, de Cândido Portinari.


Atividade 2 - Debate com cantadores


Outra forma de trabalhar com a cantoria é levar cantadores à sala de aula para debaterem um assunto da atualidade em forma de versos. Pode ser uma boa atividade para os alunos se informarem e manifestarem sua opinião. como sugestão pode-se trabalhar o mesmo assunto da (atividade 1)"migração nordestina" ou fica seu criterio escolher outro assunto.
Escreva os comentários no quadro ou numa folha grande de papel e transforme a discussão num texto. Se quiser, você pode também reescrever este texto numa matriz, reproduzir e distribuir para a turma. Você terá um bom material de leitura, no qual os alunos poderão confrontar os diferentes pontos de vista, tirar dúvidas e pensar sobre a língua escrita.


Atividade 3 - Festival

Essa etapa é para finalizar o trabalho com a criação de um Festival. Onde os alunos irão  apresntar todo qe foi criado por eles durante as aulas anteriores. Abaixo segui alguns temas para trabalhar no Festival.
Migração Nordestina;
Cangaço;
Gerra de Canudo.

Conhecendo um pouco sobre Literatura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender o que é literatura. Espera-se que, através destas aulas, os alunos possam perceber o quanto a leitura é importante para o crescimento cultural e até mesmo pessoal. Como a Literatura está diretanebte ligado ao ensino de História. Haja visto que os movimentos literarios representam diretamente os acontecimentos da época em que o autor rsteja inserido.
 
Duração das atividades


Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação da aula. Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre Literatura. Isto é importante para que o professor possa perceber se os alunos já sabem algo sobre o assunto e o que conhecem, uma vez que é fundamental partir sempre do conhecimento prévio dos alunos.

Atividade


Após os alunos conhecerem o significado da palavra Literatura, o professor deverá apresentar o vídeo Romeu e Julieta uma das mais famosas obras da Literatura mundial.



Após assistirem o vídeo, o professor poderá contar aos alunos que esta obra de William Shakespeare foi tão conhecida e admirada pelas pessoas que tem sido tema de vários filmes (tanto de antigos quanto de modernos) e peças de teatro que contam a história de Romeu e Julieta (protagonistas da obra), inspirando novelistas, dramaturgos etc. Dessa forma, apesar de ter sido escrita há muito tempo, a obra continua sendo atual e tem atravessado gerações, que provavelmente os avós e pais deles conhecem tal história.

Psiu!!!O professor deve propor para os alunos tentar diagnosticar em que momento historico o filme é ambientado.

AULA 4 - Colocando o que aprendeu em prática

Atividade 4:


Nesse momento o professor e a turma deve resgatar a pesquisa complementada realizada na aula 02 e selecionar alguns trabalhos impressos na aula 03 e produzir um jornal sobre Literatura de Cordel e Xilogravura.

Esta atividade requer a participação da turma inteira, como forma de integração dos alunos sugerimos a divisão da turma em 4 equipes:
■Grupo 1 – Edição do conteúdo pesquisado – para formar esse grupo selecione um ou dois alunos que formaram o grupo inicial de pesquisa na aula 02.

■Grupo 2 – Ilustração do Jornal – para formar esse grupo selecione um ou dois alunos de cada grupo dos seguintes temas: Xilogravura, J. Borge s, Artistas que Trabalham com Xilo no Brasil hoje.

■Grupo 3 – Produção de Histórias – para for mar esse grupo selecione um ou mais alunos de cada grupo do seguintes temas: Literatura de Cordel, Curiosidades sobre o Cordel, A Cultura de Cordel Hoje.

■Grupo 4 – Diagramação – este será o menor grupo pois será responsável para organizar as informações produzidas pelo Grupo 1, 2 e 3.

AULA 3 - A arte de Xilografura

Atividade 3:


Agora que já foi despertado nos alunos o interesse pela Xilogravura é hora do professor demonstrar para os alunos a técnica e iniciar a experimentação com a turma. Enquanto os alunos vão experimentando a nova técnica o professor deve direcionar a produçã ;o em relação aos temas pesquisados na Atividade 2.

O professor deve reservar um tempo da aula para fazer uma discussão sobre o resultado dos trabalhos: as descobertas dos alunos em relação as formas, figura e fundo, uso da luz e sombra, texturas da matriz, impressão e papel; qualidades na impressão, pertinência da imagem em relação ao tema apresentado.

AULA 2 - Trabalhando cordel nas aulas de História

Agora chegou a hora dos alunos produzirem uma pesquisa sobre Literatura de Cordel, Xilogravura e suas curiosidades. Para isso o professor deve dividir a turma em 7 pequenos grupos e propor a escolha dos seguintes temas:
■Literatura de Cordel

■J. Borges

■Xilogravura

■A cultura do Cordel Hoje

■Curiosidades sobre o Cordel

■Artistas que utilizam a técnica da Xilogravura no Brasil hoje
 
Psiu!!!Para fechar a discussão o professor deve comentar os pontos positivos e negativos de cada apresentação e o que deve ser complementado sobre cada tema, para publicação de um jornal.

AULA 1- Conher a Literatura de Cordel

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a literatura de cordel – produção cultural, análise da linguagem verbal e não verbal e o suporte. Compreender a técnica da xilogravura (conhecer o processo de entalhe e impressão). Conhecer artistas que trabalham com a literatura de cordel. Valorizar as diversas culturas do país, sua contribuição para a identidade nacional. Reconhecer a influência da cultura nordestina em outras culturas no Brasil. Duração das atividades.


Atividade 1:


Para iniciar a discussão sobre Literatura de Cordel o professor deve instigar os alunos com o rema proposto.
Depois que os alunos já despertarem o interesse pela Literatura de Cordel, assistam aos filmes “A Moça que Dançou Depois de Morta” ou “Cordel Vivo” e discutir os seguintes pontos:

  1. o perfil do personagem principal,
  2. exemplos na sociedade,
  3. valores expressados na mensagem,
  4. linguagem: verbal e não verbal,
  5. o suporte (animação) em relação a técnica (xilogravura).


Curta - A Moca Que Dancou Depois De Morta


Psiu!!!Outro exemplo de Literatura de Cordel é o filme “Cordel Vivo” que traz uma poesia de cordel narrada e reproduzida em desenho animado, com as ilustrações típicas dos folhetos originais. Disponível no Porta Curtas em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1551

Quem Somos!

Alunos do Curso de Licenciatura em História, da Faculdade de Tecnologia e Ciências(EAD)
UP: Santo Amaro/BA.