O teatro de bonecos
Trabalhando, Música em Sala de Aula
Cangaço;
Gerra de Canudo.
Conhecendo um pouco sobre Literatura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender o que é literatura. Espera-se que, através destas aulas, os alunos possam perceber o quanto a leitura é importante para o crescimento cultural e até mesmo pessoal. Como a Literatura está diretanebte ligado ao ensino de História. Haja visto que os movimentos literarios representam diretamente os acontecimentos da época em que o autor rsteja inserido.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação da aula. Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre Literatura. Isto é importante para que o professor possa perceber se os alunos já sabem algo sobre o assunto e o que conhecem, uma vez que é fundamental partir sempre do conhecimento prévio dos alunos.
Atividade
Após os alunos conhecerem o significado da palavra Literatura, o professor deverá apresentar o vídeo Romeu e Julieta uma das mais famosas obras da Literatura mundial.
Após assistirem o vídeo, o professor poderá contar aos alunos que esta obra de William Shakespeare foi tão conhecida e admirada pelas pessoas que tem sido tema de vários filmes (tanto de antigos quanto de modernos) e peças de teatro que contam a história de Romeu e Julieta (protagonistas da obra), inspirando novelistas, dramaturgos etc. Dessa forma, apesar de ter sido escrita há muito tempo, a obra continua sendo atual e tem atravessado gerações, que provavelmente os avós e pais deles conhecem tal história.
Psiu!!!O professor deve propor para os alunos tentar diagnosticar em que momento historico o filme é ambientado.
AULA 4 - Colocando o que aprendeu em prática
Atividade 4:
AULA 3 - A arte de Xilografura
Atividade 3:
Agora que já foi despertado nos alunos o interesse pela Xilogravura é hora do professor demonstrar para os alunos a técnica e iniciar a experimentação com a turma. Enquanto os alunos vão experimentando a nova técnica o professor deve direcionar a produçã ;o em relação aos temas pesquisados na Atividade 2.
O professor deve reservar um tempo da aula para fazer uma discussão sobre o resultado dos trabalhos: as descobertas dos alunos em relação as formas, figura e fundo, uso da luz e sombra, texturas da matriz, impressão e papel; qualidades na impressão, pertinência da imagem em relação ao tema apresentado.
AULA 2 - Trabalhando cordel nas aulas de História
Agora chegou a hora dos alunos produzirem uma pesquisa sobre Literatura de Cordel, Xilogravura e suas curiosidades. Para isso o professor deve dividir a turma em 7 pequenos grupos e propor a escolha dos seguintes temas:
■Literatura de Cordel
■J. Borges
■Xilogravura
■A cultura do Cordel Hoje
■Curiosidades sobre o Cordel
■Artistas que utilizam a técnica da Xilogravura no Brasil hoje
Psiu!!!Para fechar a discussão o professor deve comentar os pontos positivos e negativos de cada apresentação e o que deve ser complementado sobre cada tema, para publicação de um jornal.
AULA 1- Conher a Literatura de Cordel
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a literatura de cordel – produção cultural, análise da linguagem verbal e não verbal e o suporte. Compreender a técnica da xilogravura (conhecer o processo de entalhe e impressão). Conhecer artistas que trabalham com a literatura de cordel. Valorizar as diversas culturas do país, sua contribuição para a identidade nacional. Reconhecer a influência da cultura nordestina em outras culturas no Brasil. Duração das atividades.
Atividade 1:
Para iniciar a discussão sobre Literatura de Cordel o professor deve instigar os alunos com o rema proposto.
Depois que os alunos já despertarem o interesse pela Literatura de Cordel, assistam aos filmes “A Moça que Dançou Depois de Morta” ou “Cordel Vivo” e discutir os seguintes pontos:
- o perfil do personagem principal,
- exemplos na sociedade,
- valores expressados na mensagem,
- linguagem: verbal e não verbal,
- o suporte (animação) em relação a técnica (xilogravura).
Curta - A Moca Que Dancou Depois De Morta
Psiu!!!Outro exemplo de Literatura de Cordel é o filme “Cordel Vivo” que traz uma poesia de cordel narrada e reproduzida em desenho animado, com as ilustrações típicas dos folhetos originais. Disponível no Porta Curtas em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1551