Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a literatura de cordel – produção cultural, análise da linguagem verbal e não verbal e o suporte. Compreender a técnica da xilogravura (conhecer o processo de entalhe e impressão). Conhecer artistas que trabalham com a literatura de cordel. Valorizar as diversas culturas do país, sua contribuição para a identidade nacional. Reconhecer a influência da cultura nordestina em outras culturas no Brasil. Duração das atividades.
Atividade 1:
Para iniciar a discussão sobre Literatura de Cordel o professor deve instigar os alunos com o rema proposto.
Depois que os alunos já despertarem o interesse pela Literatura de Cordel, assistam aos filmes “A Moça que Dançou Depois de Morta” ou “Cordel Vivo” e discutir os seguintes pontos:
- o perfil do personagem principal,
- exemplos na sociedade,
- valores expressados na mensagem,
- linguagem: verbal e não verbal,
- o suporte (animação) em relação a técnica (xilogravura).
Curta - A Moca Que Dancou Depois De Morta
Psiu!!!Outro exemplo de Literatura de Cordel é o filme “Cordel Vivo” que traz uma poesia de cordel narrada e reproduzida em desenho animado, com as ilustrações típicas dos folhetos originais. Disponível no Porta Curtas em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1551
0 comentários:
Postar um comentário