USO DA CHARGE, CARTUM E HISTÓRIA EM QUADRINHO
NO ENSINO DE HISTÓRIA


Definição
Charge
é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.
História em quadrinho é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos.
Cartum é uma narrativa humorística, expressa através da caricatura e
normalmente destinada à publicação em jornais ou revistas.

INTRODUÇÃO

Trazemos uma proposta do uso da charge, cartum e a história em quadrinhos, como valiosos recursos didático possível de ser facilmente utilizado em sala de aula no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Tal atividade requer a compreensão e interpretação da charge, com base nas referências que o aluno possa realizar de acordo com seu conhecimento de mundo. Outro aspecto importante na utilização desses recursos é a sua proximidade com o cotidiano, pois o cartum e as histórias em quadrinho geralmente são encontrados em jornais e revistas tratando temas atuais, divertindo e marcando épocas. Além disso, permite que o aluno passe a entender a imagem como discurso, atribuindo-lhe sentidos sociais e ideológicos. Sabe-se que a valiosa contribuição dos aspectos visuais são bem recebidos pelos alunos

A proposta da utilização desses recursos iconográficos vem para conseguir unir conceitos, conteúdos e normas ao conhecimento de mundo do discente, para que dessa forma o aprendizado não seja passageiro, que se mantenha e evolua conforme as novas informações que o aluno for recebendo ao longo de sua formação acadêmica. A charge, o cartum e a história em quadrinho, fazendo com que o aluno consiga entender o que se passa, e não tenha que decorar ou repetir as normas e os padrões que estão sendo ensinados.
Ela deve ter uma ligação direta com o conteúdo que está sendo lecionado no momento, não se desviando do assunto em foco, isto é, o professor como orientador destes recursos, deve ter objetivos pedagógicos em relação à escolha do material a ser trabalhado, para que este não se perca durante o processo de compreensão e de interpretação, e assim consiga trocar informações sobre o conteúdo que está sendo passado. Essas escolhas devem ser encaradas tão significativas como se faz na escolha dos materiais didáticos que são levados pra sala de aula.

Lançar mão destes recursos em sala de aula é dar ao aluno a oportunidade de está interagindo com outros universos, conhecer outros discursos, debater sobre sua realidade e ter novas maneiras de expressar uma opinião, estando atualizado com o que está acontecendo ao redor. Dessa forma, o trabalho a ser realizado pode ajudar a melhorar a qualidade das aulas, diminuir os índices de evasão e repetências entre os alunos e estimular os professores a modificar sua prática pedagógica com o objetivo de modificar o papel passivo do aluno (mero receptor de conhecimentos) tornando-o um ser ativo e participativo podendo mudar a realidade na qual está inserido. Tendo em vista que essa é uma das formas em que propomos para trazer uma discursam na melhoria do ensino de história, ressaltarmos de que há outras formas de tornarem as aulas mais construtivas, como: (literatura, fotografias, filme, cordel, entre outros), não deixando apenas o professor, juntamente com o livro didático reproduzir conhecimentos, mas que o aluno possa ter uma visão critica dos conteúdos de História. Contudo, a charge, o cartum e a história em quadrinho possuem uma dosagem cômica, crítica e irreverente em uma medida suficiente para colaborar com o ensino de História.
Pode-se concluir que o uso desses recursos em sala de aula é um poderoso aliado dos professores. Tendo um grande aproveitamento, já que através do uso da iconografia juntamente com o humor que é uma das características desses recursos, sem deixar de lado a critica que eles carregam, que vai ser fundamental para o despertar do aluno para o ensino de história.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

As imagens invadem cada vez mais o nosso cotidiano, tornando impossível deixar de lado as possibilidades que oferecem no campo pedagógico e no cotidiano da sala de aula. Sabe-se que as reflexões teóricas sobre a utilização da imagem ou sobre as iconografias ou ainda os trabalhos sobre a pedagogia do olhar, são ainda recentes, e no caso da escola brasileira quase inexistente. Percebemos que há na charge, no cartum e na história em quadrinho um grande potencial para serem utilizados em salas de aula, a “maioria dos estudantes”, rejeita a disciplina de História por ainda ter uma concepção de a História tradicional predominar. O uso desses recursos em sala de aula possibilitaria mais descontração, o que levaria o estudante a se interessar pelo conteúdo transmitido. Assim o professor tornaria suas aulas mais interativas.

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Quem Somos!

Alunos do Curso de Licenciatura em História, da Faculdade de Tecnologia e Ciências(EAD)
UP: Santo Amaro/BA.