Linguagem Musical na Sala de Aula

Linguagem Musical no Ensino de História


Atualmente as diferentes linguagens envolvem os aspectos educacionais e influenciam na construção do conhecimento histórico. Cabe ao bom educador saber usar os vastos recursos dos meios de comunicação e informação disseminados, numa perspectiva construtivista visando uma educação transformadora. O uso da linguagem musical é sem duvida uma alternativa acessível para que as aulas possam ser mais dinâmicas.
A Música não deixa de ser uma experiência cotidiana na vida do homem. A música retrata de forma significa, assim como a literatura e a arte diferentes tempos e lugares a qual seus compositores estão inseridos. O uso da Música como documento histórico deve ser usado porque a música retrata o pensamento do autor, o seu posicionamento político, visão de mundo, como foi feita, o significado para época, persistências ao longo do tempo. Trazendo uma relação de presente, passado e futuro, enfocando numa realidade de dimensão histórica tempos e espaços, vida cotidiana, comparação, semelhanças, contrastes mudanças e resistências.
Tem grande importância para a memória nacional. Pois através da música podemos relembrar vários períodos na nossa história. Como haja vista que o compositor da musica tente a retratar a sua própria realidade. Como no caso da música “como nossos pais de Belchior. A música foi escrita nos anos 70 época da ditadura militar no país. na letra da musica percebemos a forte presença do positivismo, trás a idéia de um novo mundo com novos pensamentos e ideologias.
Outra passagem importante na música é quando o compositor se refere a inovação onde o autor escreve: “Mas é você que ama o passado e que não vê/ Que o novo sempre vem...”. De fato o novo surpreende. É dito aqui que ninguém busca novos horizontes e pensamentos, e é urgente essa necessidade de busca. Se já é difícil para inovar no começo do século XXI, onde o conformismo é maior e a ostentação também, imagine em tempos de ditadura militar.
Desta forma analisando a música de forma critica percebe-se que elas não são apenas emotivas ou contagiantes, mais que inúmeras músicas têm uma importância histórica muito relevantes, para entendemos o momento histórico em que ela foi escrita.
Sugestão de Músicas para trabalhar
nas aulas de História:


História Cantada - Gérson Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário

Quem Somos!

Alunos do Curso de Licenciatura em História, da Faculdade de Tecnologia e Ciências(EAD)
UP: Santo Amaro/BA.