Trabalhando, Música em Sala de Aula

Sugestões de Atividades




É possível desenvolver muitas atividades em sala de aula a partir da cantoria de viola nordestina, integrando diversas áreas de conhecimento e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.



Atividade 1 - Cantadores e a migração nordestina

Outro tema freqüente na cantoria é a migração, a partida do homem do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida.

Identificar os fatores que contribuem para a migração pode ser uma boa atividade, especialmente em cursos de alfabetização de jovens e adultos. Afinal, em sua sala de aula pode haver muitos migrantes ou alunos que pensem em migrar.
Por isso, é importante você discutir com o grupo os pontos positivos e negativos da migração, desenvolvendo esse tema coletivamente, já que ele está fortemente relacionado às histórias de vida dos alunos. Para ampliar o debate, além das cantorias que falam da migração, você pode passar o filme Central do Brasil, ler o poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto - ou ouvi-lo na música de Chico Buarque de Holanda -, e também mostrar uma foto ou reprodução do quadro Os retirantes, de Cândido Portinari.


Atividade 2 - Debate com cantadores


Outra forma de trabalhar com a cantoria é levar cantadores à sala de aula para debaterem um assunto da atualidade em forma de versos. Pode ser uma boa atividade para os alunos se informarem e manifestarem sua opinião. como sugestão pode-se trabalhar o mesmo assunto da (atividade 1)"migração nordestina" ou fica seu criterio escolher outro assunto.
Escreva os comentários no quadro ou numa folha grande de papel e transforme a discussão num texto. Se quiser, você pode também reescrever este texto numa matriz, reproduzir e distribuir para a turma. Você terá um bom material de leitura, no qual os alunos poderão confrontar os diferentes pontos de vista, tirar dúvidas e pensar sobre a língua escrita.


Atividade 3 - Festival

Essa etapa é para finalizar o trabalho com a criação de um Festival. Onde os alunos irão  apresntar todo qe foi criado por eles durante as aulas anteriores. Abaixo segui alguns temas para trabalhar no Festival.
Migração Nordestina;
Cangaço;
Gerra de Canudo.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem Somos!

Alunos do Curso de Licenciatura em História, da Faculdade de Tecnologia e Ciências(EAD)
UP: Santo Amaro/BA.